Índice
Quem somos

POLÍTICA EDITORIAL

O Setenta e Quatro é um projeto de informação digital que atua na garantia dos valores democráticos e progressistas. Acreditamos que o jornalismo de investigação é um pilar fundamental para a realização de uma sociedade democrática. Pretendemos, assim, fortalecer a democracia e trazer a quem nos lê e ao espaço público temas até agora pouco explorados.

A informação é um direito. O acesso à informação independente promove o exercício democrático e fortalece a opinião pública, incentivando quem nos lê à participação cívica. O jornalismo aprofundado e contextualizado contribui para evitar lógicas e discursos autoritários que coloquem em causa direitos fundamentais.

O jornalismo é serviço público. O Setenta e Quatro pauta-se por um jornalismo rigoroso e ético que apura, interpreta, correlaciona e analisa factos. Procuramos sempre o contraditório, não confundindo, no entanto, teorias com factos.

Rejeitamos e desafiamos discursos e comportamentos baseados no ódio ou em qualquer forma de discriminação. O Setenta e Quatro procura desafiar as políticas do medo e da intolerância, trazendo para a agenda pública questões invisibilizadas pelas lógicas de poder.

No nosso trabalho, a informação é atribuída de forma transparente e responsável. O anonimato poderá ser necessário para proteger as nossas fontes de eventuais retaliações. O Setenta e Quatro garante às suas leitoras e aos seus leitores que todas as informações recebidas por fontes apresentadas como anónimas são submetidas a um processo rigoroso de apuramento dos factos.

O nosso jornalismo é financiado por doações individuais, bolsas de investigação e publicidade, garantindo assim a independência do Setenta e Quatro.

EQUIPA

Tirou o mestrado sobre média e conflito internacional na University College of Dublin. O Setenta e Quatro permite-lhe fazer o que sempre quis: serviço público.

Jornalista com percurso ligado à Cultura e à pesquisa histórica, nos últimos anos tem-se dedicado igualmente aos temas do Ambiente.

Jornalista. Trabalha em freelancing para várias rádios e televisões internacionais e escreve para publicações progressistas.

ESTATUTO

Setenta e Quatro é um projecto digital de jornalismo de investigação que acredita que apenas com acesso a informação livre e credível é possível defender a democracia e aprofundar os princípios da igualdade e da liberdade.

Setenta e Quatro rejeita e desafia todos os discursos de ódio e de discriminação.

Setenta e Quatro é independente de organizações partidárias, sindicais, desportivas, religiosas e económico-financeiras.

Setenta e Quatro tem uma periodicidade que respeita o tempo necessário à investigação jornalística.

Setenta e Quatro atua através da plena realização da liberdade de imprensa e do direito à informação, opondo-se a qualquer tentativa de limitação aos direitos de informar e de ser informado.

Setenta e Quatro rege-se pelo Código Deontológico do Jornalista, pelo Estatuto do Jornalista e pela Lei de Imprensa.

PARCERIAS

O Setenta e Quatro está interessado e disponível para vários tipos de parcerias com meios de comunicação social, ONGs, centros de investigação, fundações, associações, organizações da sociedade civil, entre outras.

REPUBLICAÇÃO

A republicação dos conteúdos do Setenta e Quatro é analisada caso a caso. Se tiveres interesse em republicar um conteúdo nosso, escreve-nos para [email protected]

A republicação e revenda não autorizada dos nossos conteúdos configuram crime, ao abrigo do disposto no Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos.

SER UMA FONTE

O jornalismo de investigação é impossível sem a ajuda de quem coloca o interesse público e a democracia acima dos interesses particulares. Por isso, se tens informação relevante, partilha-a connosco.

As nossas fontes vão ser protegidas. Sempre que se justifique, e quando requisitado, garantimos o teu anonimato. Abaixo, podes saber como entrar em contacto com os nossos jornalistas de forma segura e conforme as tuas circunstâncias pessoais.

Fala connosco através da plataforma sugerida, evitando a interação pelas redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Instagram (comentários, gostos e mensagens privadas). Também podes contactar-nos via e-mail.

Signal

O Signal é uma aplicação segura de mensagens encriptadas. Não armazena metadados nem guarda as mensagens. A aplicação tem versões para Android e IOS.

Podes contactar-nos pelo +351 924 212 758.

COLABORAR

O Setenta e Quatro está aberto a diferentes tipos de colaborações externas. Está interessado em conteúdos que vão ao encontro à sua linha editorial e com ângulos originais. Esperamos que os conteúdos enviados sejam exclusivos.

Os textos publicados no Setenta e Quatro estão sujeitos ao seu Guia de Estilo e a edição é feita de forma colaborativa com o autor.  

Propor conteúdos

Envia um e-mail com a tua proposta para [email protected] Nela, explica-nos o tema, o formato que gostarias de trabalhar e a relevância do assunto. Se já tiveres conteúdos publicados, envia-nos.

OS NOSSOS FORMATOS
Reportagens Textos que se debrucem sobre diversas realidades e com ângulos originais a partir de sete mil carateres, espaços incluídos
Entrevistas Opiniões de intervenientes nas mais variadas áreas da sociedade civil. Textos a partir de oito mil carateres, espaços incluídos
Fotorreportagens   Série de imagens originais que contribuam para o aprofunamento do retrato plural e diversificado da realidade social portuguesa ou internacional. Com elas, envia um texto a partir de três mil carateres, espaços incluídos.
Ensaios Ensaios com argumentos originais. Textos a partir de oito mil carateres e máximo de 30 mil, espaços incluídos. 
Recensões Análises de livros que se insiram nas temáticas do Setenta e Quatro. Textos a partir de seis mil carateres, espaços incluídos.
Investigações Investigações originais que tratem de forma aprofundada diferentes temas. Se tiveres uma proposta ou um trabalho em curso, envia-nos uma descrição breve do tema, o ângulo, a relevância, os métodos de investigação e o formato pelo qual gostarias de optar. 

CONTACTOS

Geral

[email protected]

 

Morada

Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos, edifício Concórdia 3B, 2685-233 Portela

FICHA TÉCNICA

Título da publicação: Setenta e Quatro

Número de registo do título na ERC: 127609

Periodicidade: todos os dias da semana, exceto sábado e domingo

Entidade Proprietária: Continuar para Começar - Associação Cívica

Editor: Continuar para Começar - Associação Cívica

Número de registo de pessoa coletiva: 516453378

Sede da redação: Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos, edifício Concórdia 3B, 2685-233 Portela, Loures

Sede do editorCalçada do Sacramento, nº18, 2º Direito, 1200-393 Lisboa

 

SETENTA E QUATRO

Diretor: Ricardo Cabral Fernandes

Jornalistas: Filipe Teles, Isabel Lindim, Joana Ramiro

Design do sítio: Gonçalo Sepúlveda
 

CONTINUAR PARA COMEÇAR - ASSOCIAÇÃO CÍVICA

Direção

Presidente: Carmo Afonso

Vice-presidente: Madalena Vaz Silva

Vogal: João Biscaia
 

Conselho Fiscal

Presidente: Eduardo Barroco de Melo

Vice-presidente: Marise Maria Francisco

Secretário: Adriana Lousada

 

Assembleia-Geral

Presidente: Fabian Figueiredo

Secretário: João Botelho

Secretário: Gonçalo Riscado